O uso dos Salmos no Novo Testamento

O uso dos Salmos no Novo Testamento

Arquivos
Chegamos ao término destes estudos, mas nem por sombras ao fim de tudo o que há para dizer acerca do livro dos Salmos. Aliás, a este propósito, recordo-me de um professor que conheci há alguns anos e que, sempre que terminava uma classe sobre o livro de Isaías sem que fosse possível chegar ao fim da matéria, dizia que estava satisfeito, pois não queria que ninguém saísse dali a pensar que tinha adquirido um entendimento completo do livro... Acho que isto se aplica especialmente ao caso dos Salmos, pois são orações e louvores que nos podem acompanhar uma vida inteira e cuja compreensão dos mesmos se vai aprofundando à medida que as nossas circunstâncias se vão alterando. Guardamos para esta última semana aquilo que designamos por ´uso dos Salmos no…
Read More
A Poesia nos Salmos

A Poesia nos Salmos

Arquivos
Aproximamo-nos do fim destes estudos e, como prometido, gostaríamos hoje de vos deixar com uma breve menção ao tema da poesia na Bíblia em geral e no Livro dos Salmos em particular, embora, dada a vastidão do tema e as nossas limitações relativamente ao mesmo, tenha de ser algo muito pela rama. Esperamos, no entanto, que desperte em vós o interesse por aprofundar alguns destes aspectos. Assim sendo, optamos por falar-vos de dois pontos: a diversidade de géneros de poesia na Bíblia e aquilo que é uma das características mais marcantes da poesia hebraica antiga, o "paralelismo". Existe muita poesia na Bíblia. De acordo com alguns estudiosos, cerca de 30% do Antigo Testamento foi composto sob a forma de poesia e, dentro destes 30%, existem diferentes géneros de poesia –…
Read More
Salmos de Lamento (continuação)

Salmos de Lamento (continuação)

Arquivos
Antes de continuarmos a nossa análise dos salmos de lamento, convém referir que esta classificação básica em três tipos de salmos - Lamento, Acção de Graças e Louvor - cobre cerca de dois terços dos salmos, mas existem outros tipos de salmos que não se enquadram necessariamente nesta divisão. Como também devem estar recordados, havíamos dito que os motivos mais comuns dos salmos de petição ou lamento são cinco: invocação de Deus, um lamento ou queixa, uma expressão de confiança, uma petição e um louvor. Salientamos, todavia, que, para que estejamos perante um salmo de lamento, não têm necessariamente de existir todos estes motivos em simultâneo, nem sequer estarem presentes nesta ordem. Comecemos então por analisar o motivo de confiança, que por norma introduz um ponto de viragem no salmo.…
Read More