“Alegrei-me quando me disseram…”

Vamos à casa do Senhor! É verdade. Não será como Março do ano passado. Também não será como Fevereiro do ano anterior. Será como podemos… mas será. Com cuidado e com cuidados, para honra e glória de Deus.

Confesso, fiquei surpreso quando o Governo decidiu que as cerimónias religiosas são “permitidas de acordo com as normas da DGS”. Recebi o que pedi… noto que pedi com pouca fé!

Nós, Igreja Evangélica Baptista de Cedofeita, temo-nos esforçado para fazer sempre “de acordo com as normas da DGS”. Reduzimos os bancos, limitámos os lugares, aumentámos o número de cultos para poderem vir mais irmãos, entretanto reduzimos o número de cultos para estarmos em casa às horas em que havia confinamento…

A Igreja, em teoria, não mudou. Na prática, mudou a forma como ela se junta para cultuar. E o acto de culto para nós é mesmo muito importante! No momento de culto louvamos a Deus, cuidamos do Corpo (da Igreja, não corpo físico), anunciamos Jesus…

Procuramos dar bom testemunho perante a sociedade. Sabemos para quê e porque existimos. Estamos aqui para glorificar a Deus, capacitar os crentes e anunciar a salvação em Jesus Cristo, sob a direção do Espírito Santo e em concordância com a Palavra. A Palavra, em Romanos 13:1, ordena-nos a sujeitarmo-nos às autoridades governamentais. Se isto foi dito para a Igreja que estava em Roma e era perseguida, certamente, o mesmo princípio se aplica a nós que vivemos melhores dias. Estamos prontos para obedecer e prontos para fazer o bem, conforme Tito 3:1.

Vamos continuar a ter inscrições prévias para quem vem saber que tem lugar, vamos continuar a manter os 2 metros de distância entre os bancos e agregados familiares, vamos continuar a garantir o uso obrigatório da máscara durante o culto, vamos continuar a fazer as saídas por ordem e em ordem, vamos continuar a encorajar ao não ajuntamento na rua depois do culto.

Vamos também abraçar (sem tocar) e animar os irmãos que não se sentem à vontade para vir, não vamos colocar sobre eles o peso da culpa da ausência. Vamos continuar a ordenar aos que têm sintomas que não venham, para bem deles e nosso também. Vamos, cuidadosamente, continuar a realizar e a transmitir apenas um culto em português e vamos, com o mesmo zelo, continuar a celebrar um culto em russo. Vamos continuar a encorajar os pais a enviarem os filhos à EBD nas nossas salas de aula virtual, vamos continuar a instigar os pais a dar um testemunho prático aos filhos da importância da EBD e animá-los a participarem também. Vamos estimular os adultos a estudarem a Bíblia junto com outros irmãos. Vamos continuar a incentivar a Igreja a cuidar dos que sofrem neste momento. Vamos continuar a apelar para serem generosos nas orações e nas ofertas voluntárias, quer para socorro da Igreja, quer para apoio das instituições com quem cooperamos.

O governo dita como regra geral reduzir as deslocações ao essencial e, para nós, o alto de culto é mesmo essencial! Somos Igreja. Nascemos para adorar a Jesus. Também o fazemos em culto. Domingo, às 10h, lá estaremos… todos alegres, na Casa do Senhor, (alguns) na Rua de Cedofeita.

Pastor Daniel Lopes

Deixar uma resposta