Enviado (a tempo inteiro) – João 20

Enviado (a tempo inteiro) – João 20

Arquivos
en·vi·a·do (particípio de enviar) adjectivo 1. Que se enviou. 2. Expedido. substantivo masculino 3. Portador, mensageiro. 4. Legado, encarregado de negócios. in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa Alguém escreveu que os primeiros cristãos creram na ressurreição de Jesus não por não acharem o seu corpo morto mas sim porque O viram vivo. Sim, é verdade. E não se tratou de fugazes aparições. Jesus encontrou-se com os seus seguidores, conversou com eles, esclareceu-os, abriu-lhes o entendimento para o que ainda não tinham percebido e deu-lhes uma missão: "... Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio." (João 20: 21b) Em contraste com os longos discursos de Jesus que o Evangelho de João nos oferece, este é um dito curto e singelo. Todavia, não cometamos o erro de o ler…
Read More
Maria! – João 20

Maria! – João 20

Arquivos
O nosso nome é apenas um nome ou somos nós? Desde que nascemos quantas pessoas quantas vezes já pronunciaram o nosso nome! Em cada ocasião dessas era a nós que verdadeiramente se dirigiam? Era em nós que pensavam? Era por nós que chamavam? Era a nós – na inteireza e singularidade do que somos - que queriam ver, ouvir, acolher, acompanhar...? No Evangelho de João é dito que no primeiro dia da semana após a crucificação de Jesus, Maria Madalena foi bem cedo ao sepulcro (João 20:1 e ss). A sua expectativa era a de ter um derradeiro encontro de homenagem com o seu Mestre morto, mas o corpo não estava lá. Para ela era óbvio que tinha havido um roubo, uma profanação, e isso redobrou o desgosto e a…
Read More
Jesus, Alegria dos Homens – João 20

Jesus, Alegria dos Homens – João 20

Arquivos
Um túmulo sem o corpo que se esperava ver nele, anjos que dizem "ele não está aqui, ressuscitou", Jesus que aparece sem passar por nenhuma porta... o desconhecido, o nunca visto nem pensado atemoriza. É natural. Teria acontecido o mesmo connosco. Nos evangelhos sinópticos ficaram registadas as reacções de perplexidade, surpresa e medo das mulheres e dos homens que tiveram o privilégio de testemunhar o acontecimento mais extraordinário de toda a história da humanidade. Em João, porém, não há nota desses sentimentos. Não certamente para os esconder mas, imagino, porque na memória do escritor foram obliterados pela experiência maior que prevaleceu nos seus corações – a alegria. A ALEGRIA. Leio e vejo Maria Madalena a exultar: "Eu vi o Senhor!". Leio e vejo os discípulos a alegrarem-se ao verem o…
Read More