As palavras do sábio

As palavras do sábio

Arquivos
Dizia Aristóteles, falando sobre a ciência da mecânica, que o leme é uma pequena peça que está colocada mesmo na parte final do navio, mas tem um tal poder, que através dele e da força suavemente exercida por um só homem, o maior dos navios pode ser manobrado. Não sabemos se Tiago já teria ouvido estas palavras do filósofo grego ou se foi apenas uma coincidência quando escreveu na sua epístola: 4 Observai, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigidos para onde queira o impulso do timoneiro. 5 Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva. (Tiago 3:4-5) O que se destaca neste texto é o…
Read More
Nós e os outros

Nós e os outros

Arquivos
Os tempos que vão correndo mostram, se é que alguma dúvida ainda persiste, que precisamos uns dos outros para sobreviver. "Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; se um torrão é arrastado para o mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse a casa dos teus amigos ou a tua própria; a morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do gênero humano. E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti." Este pensamento atribuído a John Donne, e retomado mais tarde por Ernest Hemingway no seu romance "Por quem os sinos dobram”, revela o quanto a vida de todos nós é interdependente. Mas viver com o outro é sempre…
Read More
Os dois caminhos

Os dois caminhos

Arquivos
7 O temor do Senhor é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. 8 Filho meu, ouve a instrução de teu pai e não deixes a doutrina de tua mãe. 9 Porque diadema de graça serão para a tua cabeça e colares para o teu pescoço. 10 Filho meu, se os pecadores, com blandícias, te quiserem tentar, não consintas. 11 Se disserem: Vem connosco, espiemos o sangue, espreitemos sem razão os inocentes, 12 traguemo-los vivos, como a sepultura, e inteiros, como os que descem à cova; 13 acharemos toda sorte de fazenda preciosa; encheremos as nossas casas de despojos; 14 lançarás a tua sorte entre nós; teremos todos uma só bolsa. 15 Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; desvia o teu pé…
Read More