Fechados para glória de Deus

Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. I Coríntios 10:31

Quando iniciámos 2020 ninguém, nesta Terra, sabia como o ano iria ser. As previsões mais pessimistas ficaram bem aquém dos eventos que têm acontecido à volta do mundo por causa da Covid-19. As previsões mais otimistas (lembro que vários apontavam para 2020 como um ano fantástico para a economia), falharam redondamente.

Foi tudo muito rápido… No dia 3 de Março tínhamos 4 casos em Portugal. 8 dias depois, o Governo decidiu que todas as Escolas de todos os graus de Ensino tinham que suspender as atividades presenciais. E as escolas encerraram! No dia 16 de Março faleceu o primeiro doente; 2 dias depois foi declarado o estado de emergência quando o número total de infetados era de 642. A 22 do mesmo mês, as celebrações religiosas, como funerais, e outros eventos que implicassem concentração de pessoas foram proibidos. A 26 de Março, as mortes haviam chegado às 60. Abril começa com 187 mortes e 8.251 infetados registados. As pessoas ficaram presas em casa, não podendo juntar-se em família para celebrar a Páscoa, e os que estavam presos foram soltos.

Uma das coisas mais inesperada, e para a qual eu não estava nada preparado, foi que os templos das Igrejas fecharam no final de Março! E surgiram os encontros via zoom e os cultos gravados e transmitidos pelo canal youtube. E lá nos fomos adaptando! “A missão é desenvolvida conforme vamos caminhando e vamos caminhando como nos deixam.” Deixou de haver celebrações presenciais, abraços e beijos. Foi traumático para alguns, desafiante para outros. Mas, sem nos apercebermos, estávamos a chegar a casa de amigos que não vinham ao Templo e a casa de irmãos que, por doença ou trabalho, estavam impedidos de estar nos cultos. De repente, damos conta que nem tudo é mau! Algumas coisas eram péssimas… mas nem tudo era mau!

A Igreja Evangélica Baptista de Cedofeita é uma comunidade abençoada com vários talentos, mas também com muitos dons. Um grupo de irmãos, generosamente, colocou-os ao serviço do Senhor e “só” por um domingo não tivemos culto. Procurámos disponibilizar os nossos conteúdos para que igrejas irmãs pudessem também ser abençoadas, enquanto se adaptavam às mudanças que surgiam. Cooperação também se faz na pandemia!

Em 7 de Junho começamos a transmitir os cultos ao vivo! Mas o momento marcante foi quando no dia 14 cantámos juntos, com máscara, lugares limitados e afastados, mas juntos, o cântico “Santo Espírito és bem-vindo aqui!” A Igreja estava no Templo e as portas foram novamente abertas! Para respeitarmos as normas da DGS optámos por 2 cultos, inscrições prévias, lugares desinfetados, gel e tapete desinfetante à entrada… tantas coisas diferentes. Mas estávamos juntos! Ainda sem EBD (que falta ela me fez), mas juntos a louvarmos e agradecermos a Deus como comunidade e em comunidade! Partilhámos o pão e o vinho! Estávamos de volta!

Passou Julho, Agosto, Setembro e chegou Outubro. Tudo a correr bem. Começámos com cultos infantil e culto para adolescentes. Continuávamos a transmitir o culto ao vivo através da internet, na medida em que não queremos deixar de fazer isso e abençoar outros.

O vírus, porém, continuava à solta. Nas escolas, no bairro, no supermercado, na rua… e ele tocou um dos nossos. Um dos que esteve presente, e a servir, alguém que esteve próximo de elementos da equipa que serve no louvor, no vídeo, no som e de mim, que prego a Palavra. Eis que vários ficam em isolamento profilático. Entretanto, sabemos que havia mais um teste positivo com um irmão que esteve no mesmo dia no Templo.

E agora? Que faremos? Continuamos? Voltamos atrás? Fechamos os olhos? Temos que ser prudentes?

Pensando no bem da comunidade, tomámos a difícil decisão de, novamente, fecharmos a porta. Dois domingos e três quintas-feiras, cinco cultos, sem a presença de irmãos no Templo. Separados até ao final do mês… mas juntos nas diferentes casas.

Surpreendentemente, nem tudo foi mau. Estamos a fazer cultos sem máscaras! Ainda sem abraços e sem beijos, mas sem máscaras. A missão continua a ser desenvolvida e nós cá nos vamos adaptando!

Não deixámos, nem deixamos, de louvar a Deus! Ele sempre merece ser celebrado! Pelo Seu amor, por Sua graça, pelo Seu Santo Espírito… temos tanto para agradecer? Deus sabe todas as coisas! Estes vírus não O surpreendeu, nem o contágio dos nossos irmãos. Louvado seja Ele!

Como Igreja, queremos fazer todas as coisas para a glória de Deus! Estamos plenamente convictos que, apesar de não o fazermos presencialmente, esta postura traz-Lhe glória e protege o corpo de Cristo!

Voltaremos em breve! Voltaremos com mais cuidados! Voltaremos com mais prudência! Mas com o mesmo desejo de sermos uma Igreja que existe para glorificar a Deus, para capacitar os crentes e para anunciar a salvação em Jesus Cristo, sob a direção do Espírito Santo e em concordância com a Palavra.

Pastor Daniel Lopes

Deixar uma resposta