A história do Dia das Mães

Porque comemoramos o Dia das Mães no segundo Domingo de Maio?

A ideia de homenagear-se as mães nasceu nos Estados Unidos da América, no Estado de Virgínia , onde residia a jovem Ana Jarvis, crente fervorosa, professora da Escola Bíblica Dominical da Igreja Metodista de Grafton, em Filadélfia.

Quando perdeu a mãe, ficou profundamente consternada e dominada pela saudade. As suas colegas, alunas da Escola Dominical, resolveram prestar-lhe significativa homenagem, visando amenizar o seu sofrimento e, através da qual, pudessem perpetuar a memória da sua saudosa mãe.

Ana Jarvis, consultada, aceitou a homenagem, mas sugeriu que, em vez de recordarem apenas a sua mãe, fossem também homenageadas todas as mães, tanto as vivas como as mortas, o que foi aceito.

A homenagem foi prestada, mas na intimidade e com grandes bênçãos espirituais. Diante disso, resolveram, Ana Jarvis e as suas amigas, comemorar publicamente o Dia das Mães e, assim, outras Igrejas Evangélicas passaram, também, a fazer o mesmo.

Ana Jarvis quis tornar a solenidade uma data nacional, pelo que muito trabalhou. Em 10 de maio de 1914, o Congresso Nacional recomendou a comemoração do Dia das Mães e o Presidente Woodrow  Wilson assinou o decreto-lei considerando o “segundo domingo de maio DIA DAS MÃES”.

A Deus devemos pedir que o Dia das Mães, hoje comemorado, seja um dia cheio de bênçãos espirituais, como foi a primeira comemoração. Que Deus abençoe todas as mães, sejam aquelas que geram ou sejam aquelas que assumem esse papel mesmo não tendo dado à luz.

Pr. Samuel Trancoso /Maio 2015
in  
http://www.2ibb.com/
(II Igreja Evangélica Baptista do Barreiro)

Deixar uma resposta