“Disse-lhe então o anjo: ‘Não temas, Maria; pois achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus…’ Então Maria perguntou ao anjo: ‘Como se fará isso, uma vez que não conheço varão?’” (Lucas 1:30-31; 34)
O Natal chegou –uma época de surpresas.
Uma virgem concebe e espera o nascimento de seu bebê.
Deus toma a forma humana no ventre de uma jovem casadoura. O Deus eterno – onisciente e onipotente – deixa o reino celestial e se abaixa para estabelecer residência neste mundo.
O grande Criador vem ao mundo, mas o bem-vindo generoso que Ele muito merece Lhe é negado. O próprio povo de Deus se recusa a abrir um lar ao Criador do céu e da terra.
O Natal chegou – uma época de surpresas.
Pastores humildes, vigiando seu rebanho à noite, ficam hipnotizados pela música celestial. Eles vão até Belém, encontram o Salvador deitado na mangedoura e espalham as boas novas do que viram e ouviram.
Pouco depois, magos do Oriente vêm com presentes de grande significação para homenagear o bebê que está abrigado numa casa em Belém.
Não muito depois, Aquele que está vestido com a roupa de nossa humanidade e que toma sobre Si nossa vulnerabilidade será forçado a tornar-se um refugiado por causa da tirania de um rei iludido, determinado a dar fim à vida de qualquer um no qual ele visse um rival em potencial para lhe tomar o poder.
Sem dúvida alguma, esta é uma época de surpresas.
Em Jesus encontramos o Deus gracioso que se faz igual a nós e nos oferece a oportunidade de nos tornarmos aquilo para o que fomos criados, isto é, seres humanos transformados pelo presente supremo e imereciddo da salvação.
Neste Natal, o menino Cristo mais uma vez está prourando um lar no nosso coração, oferecendo-nos a vida que é abundante e completa – a vida eterna. Deus nos surpreende mais uma vez com o presente que é Ele mesmo. Se você aceitar esse presente, o Espírito Santo conduzirá você à vida em toda a sua plenitude e lhe concederá a bem-aventurança neste mundo e no mundo vindouro.
Neville Callam
Secretário-Geral
(Tradução para o Português: Fausto Vasconcelos)